terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Um Natal visto do alto


Alta e forte, reinando majestosa acima de todas as outras, é a Castanheira, nativa do norte do Brasil. Seu tronco é largo e sua copa muito vasta, das maiores da Amazônia. Força e longevidade a acompanham ao longo de suas centenas de anos, frequentemente passa dos mil. A história desta arvore é incrível, por isto a escolhemos este ano como nossa Árvore de Natal Simbólica: para continuar existindo e produzindo sementes para gerar novas árvores ela tem de contar com a preciosa ajuda de muitas criaturas.

Seu fruto só é produzido em mata virgem, pois apenas nestas matas há orquídeas. Sim, a singela e frágil orquídea que se encontra algumas vezes muito embaixo, perto do chão. É ela que com seu perfume atrai os únicos insetos suficientemente fortes e equipados para a difícil tarefa de polinização da flor da Castanheira. Mesmo com todo o seu tamanho e força, a Castanheira depende totalmente da orquídea e da abelha, pois na ausência da orquídea as abelhas não viriam e na falta delas o seu fruto de modo algum seria polinizado.





Esta é apenas uma parte da história, pois se tudo isso der certo a Castanheira vai lançar das alturas seu fruto protegido por um invólucro resistente. Nesta etapa ainda haverá um papel importante para a pequenina cutia que comerá algumas sementes e outras irá enterrar para buscar depois e, se esquecidas no solo, brotarão e se tornarão as lindas e gigantescas árvores. Se não fosse tudo isso, ou algum desses coadjuvantes não fizesse a sua parte, logo essas árvores desapareceriam, pois a perpetuação de sua espécie repousa sobre a frágil relação e a interdependência entre forças tão grandes e distintas, como a robustez da árvore, a atratividade da orquídea, o trabalho árduo da abelha, a diligência da cutia e a sublime força vital do sol, que  fazem com que o mundo gire e a vida continue a acontecer. É o perfeito equilíbrio deste ínfimo universo, que se estende aos pés das majestosas Castanheiras, o responsável pela sustentação de suas vida.

A natureza é perfeita e podemos aprender muito com ela. A história desta árvore nos serve como uma grande lição: que neste mundo todos precisam de todos, por mais simples e insignificantes que possam parecer. Todos a nossa volta exercem grande influência sobre nós e nós sobre eles.

Um feliz Natal de comunhão e paz para todos!
Equipe Oficina de Ideias