quarta-feira, 24 de abril de 2013

Encomenda para a realeza

Era uma vez um pedido nobre, de uma figura nobre, para um real integrante da nobreza...

...Foi assim que a designer Ana Paula Castro e sua Oficina de Ideias tiveram a honra e o prazer de criar um presente para que um dos fotógrafos mais reconhecidos - e com um dos olhares mais sensíveis - do mundo, Sebastião Salgado, ofertasse a ninguém menos que o Príncipe Albert II de Mônaco.


Sebastião Salgado e o Príncipe Albert II de Mônaco

O desafio foi muito bem recebido por essa equipe que já se tornou especialista em criar peças únicas e exclusivas. "Recebi uma encomenda direto de Paris, onde mora o fotógrafo Sebastião Salgado, que é para mim o fotógrafo mais célebre e engajado do mundo. A encomenda veio como briefing: um presente para o príncipe Albert II de Mônaco", revela Ana Paula Castro.

Pois o presente deveria ser inspirado numa foto do próprio Sebastião Salgado, com foco em uma grande árvore onde o contorno da copa se assemelha ao contorno do mapa do Brasil. A escultura deveria ser feita com uma madeira proveniente de manejo sustentável, a Peroba Rosa, já que essa é a árvore que mais se destaca no projeto de reflorestamento feito pelo Instituto Terra. 



Aliás, o Instituto Terra merece uma apresentação à parte. Iniciativa do casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, essa organização civil sem fins lucrativos trabalha desde 1998 na região do Vale do Rio Doce - entre Minas Gerais e Espírito Santo - com ações que envolvem a restauração ecossistêmica, produção de mudas de Mata Atlântica, extensão ambiental, educação ambiental e pesquisa científica aplicada.

Enfim.. O príncipe, que é um dos apoiadores do Instituto, passou pelo Espírito Santo e seguiu para Aymores, em Minas, para ver de perto as ações do Terra. E foi durante essa visita que recebeu o mimo das mãos do brilhante fotógrafo. 




Detalhes da placa e do corpo da árvore. 

Um momento único para Sebastião Salgado, para Albert II, e claro, para a Oficina de Ideias. 


Ana Paula Castro e Sebastião Salgado


Nosso agradecimento especial a Herison Eisenhower, que cedeu gentilmente as fotos do encontro entre Sebastião Salgado e o Príncipe Albert II de Mônaco.