quinta-feira, 22 de maio de 2014

Elemento vazado

O cobogó, um dos elementos mais tradicionais da arquitetura, prova seu valor ainda hoje em grandes projetos. O revestimento, que tem origem nas iniciais dos engenheiros que o criaram, Amadeu Oliveira Coimbra (Co), Ernest August Boeckmann (Bo) e Antônio de Góis (Go), foi bastante utilizado nas obras de arquitetos como Oscar Niemeyer e Lucio Costa. 

Elemento que tem como característica principal os recortes vazados, o cobogó é um recurso que oferece luminosidade e ventilação aos ambientes a custos mais baixos. 

Convidada para gerar uma interferência no projeto do arquitetos Ciro Pirondi e Sheila Basílio, para a fachada do prédio educacional do novo estádio Kleber Andrade, em Vitória, a designer Ana Paula Castro repensou o jogo de luz e sombras dos cobogós e criou um conjunto de peças que inovam a forma original de repetição do revestimento. 

A trama foi impressa em relevos onde fios se transpassam costurando as partes e formando um encaixe perfeito em qualquer dos lados da peça. Para essa obra foram encomendadas oito mil peças que formam um painel de grandes proporções. 
O governador Renato Casagrande, Ana Paula Castro e a arquiteta Sheila Basílio.



A arquiteta Sheila Basílio, Ana Paula Castro e o arquiteto Ciro Pirondi.





sexta-feira, 2 de maio de 2014

De Vitória para a redação da Vogue

A carismática corujinha Owlie fez sua passagem por Vitória em grande estilo. 

Símbolo do badalado evento Vogue Fashion's Night Out, ela ganhou uma versão feita pela Oficina de Ideias. A edição capixaba do evento aconteceu no Shopping Vitória.


Owlie ganhou forma no mundo real com esta escultura de madeira feita especialmente para o evento da Vogue. A criação do desenho é da revista, e o ateliê deu vida ao símbolo com uma obra exclusiva.



A coruja foi uma encomenda para presentear Giovanni Frasson, Diretor de Moda da Vogue; e Donata Meirelles, Diretora de Estilo da Vogue.  A escultura ganhou destaque nas redes sociais!

Ana Paula Castro, Donata Meirelles e Giovanni Frasson.

Detalhe da embalagem do presente. Foto: Cacá Lima

Ana Paula Castro e Sandra Corteletti. Foto: Cacá Lima

Mariana Buaiz, Giovanni Frasson, Donata Meirelles e Emar BatalhaFoto: Cacá Lima