...Foi assim que a designer Ana Paula Castro e sua Oficina de Ideias tiveram a honra e o prazer de criar um presente para que um dos fotógrafos mais reconhecidos - e com um dos olhares mais sensíveis - do mundo, Sebastião Salgado, ofertasse a ninguém menos que o Príncipe Albert II de Mônaco.
Sebastião Salgado e o Príncipe Albert II de Mônaco
Pois o presente deveria ser inspirado numa foto do próprio Sebastião Salgado, com foco em uma grande árvore onde o contorno da copa se assemelha ao contorno do mapa do Brasil. A escultura deveria ser feita com uma madeira proveniente de manejo sustentável, a Peroba Rosa, já que essa é a árvore que mais se destaca no projeto de reflorestamento feito pelo Instituto Terra.
Aliás, o Instituto Terra merece uma apresentação à parte. Iniciativa do casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, essa organização civil sem fins lucrativos trabalha desde 1998 na região do Vale do Rio Doce - entre Minas Gerais e Espírito Santo - com ações que envolvem a restauração ecossistêmica, produção de mudas de Mata Atlântica, extensão ambiental, educação ambiental e pesquisa científica aplicada.
Enfim.. O príncipe, que é um dos apoiadores do Instituto, passou pelo Espírito Santo e seguiu para Aymores, em Minas, para ver de perto as ações do Terra. E foi durante essa visita que recebeu o mimo das mãos do brilhante fotógrafo.
Detalhes da placa e do corpo da árvore.
Um momento único para Sebastião Salgado, para Albert II, e claro, para a Oficina de Ideias.
Ana Paula Castro e Sebastião Salgado
Nosso agradecimento especial a Herison Eisenhower, que cedeu gentilmente as fotos do encontro entre Sebastião Salgado e o Príncipe Albert II de Mônaco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário