terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fim de ano de luz

Nesta época de Natal, fugimos do tradicional pinheiro e escolhemos uma árvore bem brasileira para trazer nossa mensagem de fim de ano: a Sumaúma, a maior ávore do nosso país. Essa árvore grandiosa nos remete ao crescimento, à força e à generosidade. 

A exuberância do seu frondoso tronco, suas grandes raízes e sua copa vasta a tornam uma das mais belas árvores do Brasil. Considerada pelos índios "A rainha das árvores da Amazônia", e conhecida também como "A árvore da vida", a Sumaúma ergue-se em busca de luz.





O poeta Olavo Bilac, que em tantos poemas retratou a natureza, parece ter se inspirado na Samaúma para escrever o belíssimo texto "Velhas Árvores".

Os indígenas da Amazônia consideram-na a "mãe-das-árvores", e suas raízes tubulares em determinadas épocas arrebentam e irrigam toda a área em torno si e de toda vegetação que a circunda. A "Escada do céu", mais um de seus nomes, tem porte majestoso com verdadeiros compartimentos, que acabam sendo transformados em habitações pelos indígenas. Ao sobrevoar a região amazônica, qualquer um, mesmo sem conhecê-la é capaz de identifica-la e captar a sua energia. Sua altura e beleza se destacam na imensidão da floresta.





2 comentários:

  1. Primeiramente dizer que seu trabalho é muito lindo. Parabens!! Tenho interesse em encomendar umas samaúmas, é possivel?

    ResponderExcluir
  2. belo trabalho.
    Como faço para encomendar?

    ResponderExcluir