quinta-feira, 22 de maio de 2014

Elemento vazado

O cobogó, um dos elementos mais tradicionais da arquitetura, prova seu valor ainda hoje em grandes projetos. O revestimento, que tem origem nas iniciais dos engenheiros que o criaram, Amadeu Oliveira Coimbra (Co), Ernest August Boeckmann (Bo) e Antônio de Góis (Go), foi bastante utilizado nas obras de arquitetos como Oscar Niemeyer e Lucio Costa. 

Elemento que tem como característica principal os recortes vazados, o cobogó é um recurso que oferece luminosidade e ventilação aos ambientes a custos mais baixos. 

Convidada para gerar uma interferência no projeto do arquitetos Ciro Pirondi e Sheila Basílio, para a fachada do prédio educacional do novo estádio Kleber Andrade, em Vitória, a designer Ana Paula Castro repensou o jogo de luz e sombras dos cobogós e criou um conjunto de peças que inovam a forma original de repetição do revestimento. 

A trama foi impressa em relevos onde fios se transpassam costurando as partes e formando um encaixe perfeito em qualquer dos lados da peça. Para essa obra foram encomendadas oito mil peças que formam um painel de grandes proporções. 
O governador Renato Casagrande, Ana Paula Castro e a arquiteta Sheila Basílio.



A arquiteta Sheila Basílio, Ana Paula Castro e o arquiteto Ciro Pirondi.





5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Paula, gostaria de parabeniza-la pelo ótimo trabalho que sempre acompanho. Na data de hoje vi na revista Arquitetura e Construção o uso do referido elemento vazado, estou planejando a aplicação de um painel externo e me interessei.... como posso fazer para adquirir as peças? Grata Luiza Monteiro

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Gostaria de adquirir peças, como faço?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Gostaria de adquirir peças, como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamur, faço modelos semelhantes e outros modelos tambem, e poço fazer modelos de arcordo com projetos!

      entre em contato (41)9679-4396
      Finnes Leira

      Excluir